Mandala é uma palavra sânscrita, que significa círculo. Também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia. Universalmente, a mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia.
Em várias épocas e culturas, a mandala foi usada como expressão científica, artística e religiosa. Podemos ver mandalas na arte rupestre, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, nas mandalas e thankas tibetanas, nas rosáceas da Catedral de Chartres, nas danças circulares, nos rituais de cura e arte indígenas, na alquimia, na magia, nos escritos herméticos e na arte sacra dos séculos XVI, XVII e XVIII.
A mandala pode ser utilizada na decoração de ambientes, na arquitetura, ou como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual.
Esta mandala mede 60cm de diâmetro e foi trabalhada em tela sobreposta o que dá um efeito de relevo. Na preparação foi usada lixa 240. Pintura: base matiz Daiara, tinta Suvinil marrom chocolate e branca. Os acabamentos são em espelhos de vários tamanhos e formas. No centro da mandala você pode observar o uso de pedras nas cores da cromoterapia. A finalização foi feita com Verniz brilhomax da Daiara. O que você achou?